Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Aplicativos para organizar as tarefas e otimizar o tempo – minha coluna na Glamour de março

09/03/18

Na minha coluna da Glamour desse mês, falei sobre PRODUTIVIDADE! Tem os aplicativos de celular que mais uso, tanto para manter a organização das mil e uma tarefas do dia a dia quanto para otimizar o tempo, e outras diquinhas.

Para quem quiser mais sobre esse tema, tem vídeo aqui falando sobre alguns aplicativos que uso e amo.

Google Calendar
Sempre fui MUITO ligada a minha agenda de papel, mas de uns tempos para cá fui obrigada a migrar para uma agenda virtual – é mais prático, dá para jogar eventos na agenda direto do email, e posso compartilhar com minha equipe. Minha agenda virtual escolhida foi a do Google, fácil de mexer e com uma interface super linda e colorida!

Trello
É um app excelente de organização para usar em equipe e diminuir a quantidade de emails – você cria boards de diferentes assuntos e dentro deles pode fazer um checklist, inserir imagens, debater ideias… Uso para organizar o conteúdo do Dia de Beauté.

Pocket
Hoje em dia, muito da minha leitura diária é feita através das newsletters que assino (Business of Fashion, WWD, Byrdie, entre muitas outras). Mas não é sempre que dá tempo de ler tudo o que chega, e meu truque para não deixar o email lotado é abrir e salvar apenas os artigos que eu quero ler no app Pocket – o melhor é que ele disponibiliza o conteúdo mesmo sem internet, então consigo ler no avião.

Planoly
É o app favorito das influencers para organizar o feed do Instagram – você consegue mexer na ordem das fotos, ver como fica mais harmônico, e até agendar as postagens. Esse é pago, e como alternativa sugiro o VSCO Cam, que além dos ótimos filtros tem o mesmo template do Instagram (ele só não permite mover as fotos para testar diferentes combinações).

Feedly
Além das newsletters, uso esse leitor de RSS para acompanhar blogs e sites que gosto. Mais fácil do que entrar em cada um deles individualmente!

Loggi
Aplicativo de motoboys que é uma mão na roda quando você precisa mandar buscar ou entregar alguma coisa – com a vida corrida e o trânsito de São Paulo, ajuda demais a ganhar tempo no dia a dia.199

Astro e Boomerang
Um dos meus calcanhares de Aquiles é o email – com essa vida dupla de jornalista e blogueira, e sempre viajando, tenho muita dificuldade em manter em dia meu inbox (de três emails diferentes, para piorar!). Então vivo em busca de aplicativos que possam me ajudar nessa organização. O Astro é meu app de email no celular: ele usa inteligência artificial para dividir seus emails entre prioridade e não prioridade, tem um botão de “soneca” que traz emails de volta no horário que você escolher, avisa quando tem algo esperando resposta, e ainda tem um robozinho, o Astrobot, para quem você pode pedir coisas – enviar lembretes, criar pastas e por aí vai.
Já no desktop, uso o Gmail normal, mas com a extensão Boomerang, que entre outras funções tem o botão Pause, que breca a chegada de emails quando você está concentrada em outra coisa.

Outras dicas:

Alguém falou em procrastinação criativa? Como estou sempre fazendo muita coisa ao mesmo tempo, e tudo é importante ou relevante para meu trabalho (até ficar perdida no Instagram!), vivo em busca de soluções para ser mais produtiva. Adoro especialmente os artigos sobre esse assunto que a Fast Company faz (é um dos newsletters que assino!), e já aprendi dicas que incorporei para a vida – como alguns dos apps citados acima e outros hábitos interessantes como o “One-Touch Method”, que sugere que cada tarefa que você começar a fazer seja executada imediatamente. Nada de ler um email e pensar “vou responder depois” – abriu, tem que lidar de uma vez!

Ainda para barrar a procrastinação, o Pomodoro Technique é excelente. Um timer (pode ser virtual, uso o do site tomato-timer.com) que apita depois de 25 minutos, o que incentiva o foco e execução de tarefas, além de dar uma noção do tempo que você passa distraída.

Notificações no celular: céu ou inferno? Fato é que se concentrar em qualquer coisa com um celular piscando e apitando é totalmente impossível. Me dou ao trabalho de configurar minhas notificações manualmente dependendo da relevância do aplicativo, e tenho dois truques que mudaram minha vida. Meu celular passa quase 100% do tempo na “lua”, aquela função do iPhone que mantém as notificações entrando, mas sem acender a tela – dessa forma consigo ver se tem algo importante acontecendo, mas sem a distração. Também coloquei para que, quando eu estiver mexendo no celular, com a lua ativada, não entrem notificações de outros aplicativos. Assim você não fica mudando de tela a cada WhatsApp que chega, ou cada like no Instagram!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: