Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dicas para receber bem

12/11/16

Como dicas para receber bem nunca são demais, gravei recentemente um vídeo com minha mãe, Suzana, e irmã, Luiza, duas anfitriãs de mão cheia, falando sobre o assunto e compartilhando ensinamentos preciosos.

Para quem não viu, o vídeo entrou aqui (no Dia de Beauté porque o Além da Beauté ainda não estava no ar!) e incluí de novo abaixo, mas achei que valia a pena fazer um resumo das dicas por escrito também – vale até imprimir e ter à mão sempre que for organizar algum get together, jantar, festinha, festona…

No fim do post tem uma galeria com inspirações lindas de decoração da Bothanica Paulista – no Pinterest do DDB tem muito mais!

Vamos às dicas:

  • Esteja pronta na hora (nem que a sua maquiagem não fique tão bonita!)
  • Arrume as flores e separe as louças um dia antes
  • Quer facilitar a logística dos drinks? Faça jarras grandes com clericot, sangria, Aperol Spritz… E não se esqueça de ter refrigerante para quem não bebe! Chás gelados, também em jarras grandes, são ótima alternativa
  • Gele as bebidas algumas horas antes ou na véspera. Quando decidir o que vai servir, veja se tem copos suficiente ou se precisa alugar (o mesmo vale para as comidas)
  • Procure combinar o estilo das louças e peças de decoração na mesa. Alguns exemplos: prata + vidro fica sofisticado; palha + madeira + cerâmica fica esporte, mais cool
  • Evite cozinhar na hora, especialmente se for um evento com vários convidados, senão você vai passar a noite na cozinha – vale deixar tudo mais ou menos pronto ou fazer um cardápio com itens frios. Exceção: se sua cozinha for integrada com a sala
  • Ideia de cardápio que sempre funciona, faz sucesso e é super prático: hot dog. Basta deixar na mesa pão cortado, a salsicha (em um rechaud, para não esfriar), batata palha, molhos variados… Mal precisa prato e talher e todo mundo ama!
  • Para a sobremesa, uma ideia zero complexa e que também faz muito sucesso é ter uma mesa com brigadeiros e docinhos de casamento variados
  • Deixe a casa arrumada – vale mudar móveis de lugar para criar ambientes diferentes ou melhorar a circulação, tirar as cadeiras da sala de jantar para deixar livre o acesso à mesa e por aí vai
  • Lembre-se: todos os espaços são aproveitáveis em uma festa!
  • Não se esqueça de arrumar o banheiro ou lavabo – troque a toalha para enxugar mãos, tire de vista itens de higiene pessoal, deixe um sabonete líquido na pia e mais rolos de papel higiênico para repor
  • Últimos passos antes dos convidados chegarem: além de a dona da festa estar pronta, acender as velas e ligar a música. Uma boa ideia é fazer uma playlist antes (em breve entra aqui uma super playlist para receber em casa, feita no Spotify, que vocês podem usar!)

 

E aqui estão as dicas do post original da minha mãe, feito para mim depois do meu fiasco como anfitriã alguns anos atrás. Ela chamou muito espertamente de “Receber é uma arte… Fácil” e, além desse, fez mais três posts ótimos sobre o tema – sobre churrasco, esquenta (para meu irmão jovem) e um especial com dicas de cardápio.

1. No dia de uma festa não marque nenhum compromisso até 4 horas antes… Você precisa de cerca de 3 horas para arrumar a casa e mais 1 para se arrumar.

2. Faça uma lista de tudo que será servido para orientação das copeiras/garçons/ajudantes, assim quando eles chegarem já podem adiantar o serviço. Se não tiver ninguém para ajudar deixe TUDO arrumado no dia anterior.

3. Use esta lista (acima) para checar se você tem todo material necessário para servir: jarras, travessas, pratos, suportes, etc

4. Todo material alugado deverá(ria) ser limpo com álcool antes de ser usado. Tirar das caixas, limpar e montar buffet, bares, apoios, com geleira, tina para bebidas, copos, pratos, talheres, guardanapos.

5. Se for servir alguma comida, monte uma prévia com as travessas para ver se cabe tudo, não se esqueça dos acompanhamentos. Na mesa de doces colocar 2/3 lixinhos (bonitinhos) para papel usado.

6. Colocar bebidas para gelar no mínimo 4 horas antes, na geladeira ou nas tinas. Gelo triturado para as tinas, em cubos para geleiras. (Não se esqueça de comprar ou encomendar gelo)

7. Preparar canapés, aperitivos, etc… um pouco antes do horário do convite. Deixar coberto na cozinha ou já nas mesas/buffets/aparadores.

8. Colocar as flores na casa, não é para deixar na lavanderia, corredor… (Essa dica foi especial para mim, porque as flores que minha mãe mandou estavam na lavanderia a hora que ela chegou em casa hahah)

9. Arrumar docinhos, sobremesas, etc nos pratos e travessas e deixar montado ou coberto na cozinha.

10. Se for servir café de máquina verifique se tem saches ou pó. Chá gelado tem que ser feito com antecedência – para gelar!

11. Por último, ligue a música, acenda as velas e vá se arrumar para estar pronta na hora do convite.

12. Ofereça bebidas e mostre o que tem/onde para seus convidados, teoricamente eles não vão se servir se você não oferecer

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: